Sinta-se

✿◠‿◠)❤ Espaço de Terapias e Desenvolvimento Pessoal

Acupunctura


Em 1979 a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconheceu oficialmente a Acupunctura como meio terapêutico:
"A acupunctura dá as pessoas uma opção promissora e eficiente no tratamento para a dor crónica e aguda, sem efeitos colaterais ou contra-indicações".

A Acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Podem ser utilizados neste processo agulhas, ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia.

Na primeira consulta estabelece-se o diagnóstico, tanto na visão ocidental quanto na visão própria da acupuntura. Os pontos são seleccionados de acordo com o diagnóstico. As agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de 15/20 minutos. Durante o período no qual as agulhas estão inseridas, recomenda-se ao paciente não se mover. As sessões posteriores são aproximadamente iguais.

Indicado mais frequentemente para:

Perturbações do Psiquismo:
Stress, Insónia, Depressão nervosa, Ansiedade, Stress, Nervosismo, Perda ou Diminuição de Memória, da Concentração, Enxaquecas, Cefaleias, Fobias, etc...

Perturbações Músculo-Esqueléticas e Neurológicos:
Entorses, Dores Lombares, Ciática, Contusões, Hérnia Discal, Dores do Nervo Facial, Nevralgias, Artrite, Torcicolo, Lesões Desportivas, Dores Cervicais, Reumatismo Articular, Cãibras, Tendinites, Perturbações da coluna, paralisia, doenças dos ossos, etc..

Sistema respiratório
Asma, Sinusite, Rinite, Bronquite, Amigdalite Crónica, etc...

Perturbações do Sistema Uro-Genital:
Prostatite, Dores Menstruais, Perturbações da Menopausa, Mioma e Fibromas, Hemorróidas, etc...

Perturbações do Sistema Cardio-vascular:
Hipertensão, Hipotensão, etc...

Perturbações do Sistema Digestivo:
Obesidade, Diabetes, Colesterol, Problemas Hepáticos, Obstipação, Diarreia, Gastrites, etc...

Estética:
Emagrecimento, rugas, tonificação.

Dependência:
Tabaco, Alcool e drogas.


Mais explicações:

 A maioria das doenças origina-se na área emocional, como efeito do desequilíbrio da energia, transferindo-se para o psíquico ou o físico, produzindo lesões que alteram a estrutura orgânica.

A sabedoria oriental estabelece, há milénios, que sendo as doenças efeitos degenerados da energia por vários factores, elas devem ser combatidas nas suas causas. Diz-se até que não existem doenças, apenas desequilíbrios no Homem.

Toda a Medicina Natural preocupa-se essencialmente com o Homem integral, como um todo, de forma holística.

A acupunctura considera o corpo como um instrumento de um sistema energético, portanto, não-físico, o que equivale dizer, menos denso do que aparenta. Esse sistema tem prevalência sobre todo o conjunto (corpo), qual se fosse um outro sistema nervoso mais complexo, sustentando toda a aparelhagem delicada e os seus implementos mais subtis da organização somática. Encarrega-se de manter a interacção mente-corpo,emoção-sensação e pensamento-matéria.

A técnica da acupunctura busca, através do corpo físico, alcançar o campo de energia e vitalizá-lo, eliminando os bloqueios impeditivos da irrigação de forças que mantêm a saúde.

Esse sistema energético é composto de meridianos que são correntes de energia que se estendem por todo o corpo, nos seus mais variados departamentos. 

Pode-se com relativa facilidade, encontrar e medir os pontos de acupunctura, carregados de energia ao longo dos meridianos, existem hoje em dia vários aparelhos que os localizam, comprovando-lhes a existência.

Face a qualquer bloqueio na corrente de energia ou desequilibro proveniente da força mental, emocional  e alguns factores externos as doenças se instalam. Aplicando-se as agulhas nos pontos de acupunctura, reequilibra-se a energia do meridiano, desbloqueando-o e todo o corpo se equilibra, restaurando-se a saúde.
Contactos:
Telemóvel: 964 223 490
E-mail: nugohenriques@gmail.com
                       

1 comentários:

Acupunctura 3 de abril de 2011 às 23:01  

Óptimo artigo. Obrigado pela partilha.

O QUE É O SINTA-SE?


O Sinta-se é um Espaço de todos e para todos, nascido em pleno coração de Sintra, tem agora um espaço de parte da nossa equipa (Nuno Henriques) na Parede, sendo um local onde se procura o despertar da consciência, a cura interior e a busca do equilíbrio. Tudo com muita alma e coração!



PESQUISE AQUI

Contacte-nos e subscreva a nossa mailing list

Se nos quiser contactar ou receber informação acerca das últimas actividades no Sinta-se, por favor envie-nos o seu nome e endereço de e-mail para AQUI

Twitter

Seguidores